SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Metodologias de inspeção e ensaios para avaliação do estado de conservação de estruturas afetadas por corrosão de armaduras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão On-line ISSN 2182-6587

Resumo

CARVALHO, A. et al. Sintese e caracterização de novos copolímeros híbridos para aplicação de revestimentos de elevado desempenho. Corros. Prot. Mater. [online]. 2012, vol.31, n.2, pp.32-38. ISSN 2182-6587.

Devido à superioridade das suas propriedades químicas, térmicas e mecânicas, os materiais poliméricos híbridos têm atraído bastante interesse comparativamente aos materiais equivalentes não híbridos. Os materiais de base siloxano concentram grande interesse devido às suas excelentes propriedades químicas, físicas e elétricas. A sua estrutura primária pode ser alterada através de funcionalização das cadeias laterais, ou alteração da cadeia principal, obtendo deste modo materiais híbridos. A aplicação destes híbridos pode ser bastante diversificada: em áreas como revestimentos de elevado desempenho ou para proteção. O incremento das suas propriedades pode ser feito através da incorporação de materiais do tipo polisilsesquioxano (POSS) na cadeia principal. Neste trabalho pretende-se apresentar dois novos copolímeros híbridos: o poli(metacrilato de metilo-co-acrilato de isobutilo-co-metacrilato de glicidilo-co-viniltrietoxisilano) (POSS_0) e o poli(metacrilato de metilo-co-acrilato de isobutilo-co-metacrilato de glicidilo-co-viniltrietoxisilano-co-metacrilato de (isobutil)propilpolisilsesquioxano (POSS_15). Estes copolímeros foram preparados através de uma polimerização radicalar, obtendo-se na mesma estrutura as funcionalidades acrílico, epóxido, silano e POSS. A presença das funcionalidades epóxido e silano na mesma estrutura tem elevado interesse para aplicação em revestimentos. A presença de grupos do tipo POSS, na estrutura polimérica híbrida, aumenta o carácter hidrofóbico do material e a sua estabilidade térmica. Ao aplicá-los num sistema comercial bi-componente para proteção anticorrosiva, verificou-se um bom desempenho, nomeadamente boa compatibilidade entre os componentes da formulação, e boa dispersão, sem a ocorrência de aglomerados. Os revestimentos obtidos apresentaram uma secagem rápida, bem como excelentes propriedades mecânicas, boa adesão, flexibilidade e resistência ao impacto.

Palavras-chave : Materiais Híbridos; Polimerização Radicalar; POSS; Revestimentos de Elevado Desempenho.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )