SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Protecção de Superfícies de Cobre por monocamadas auto-montadas de ácidos fosfónicosAlgumas considerações sobre a teoria da passivação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

SOUZA, Sonia M. C. et al. Avaliação da Resistência à Corrosão e das Propriedades Mecânicas do Aço Inoxidável Martensítico Contendo 15% de Crómio em Meio de H2S e CO2. Corros. Prot. Mater. [online]. 2010, vol.29, n.4, pp.120-125. ISSN 0870-1164.

A microestrutura, propriedades mecânicas e resistência à corrosão de um aço inoxidável martensítico contendo 15 % de crómio foram investigadas. O desempenho do material foi realizado sobre amostras previamente submetidas a determinadas condições, ar e meio corrosivo (H2S e CO2) à temperatura ambiente e 190 ºC, por meio de microscopia ótica (MO), microscopia electrónica de varrimento (MEV), dureza, ensaios de corrosão uniforme e localizada (fendas e picadas) e ensaios de tracção sob uma baixa velocidade de deformação. Os resultados mostram que o material tem uma fractura dúctil, uma ausência de picadas ou fissuras mesmo em condições mais agressivas, e as propriedades mecânicas em condições severas são análogas às obtidas ao ar, o que o torna apto a ser utilizado em oleodutos ou gasodutos.

Palavras-chave : Corrosão; Microestrutura; Propriedades Mecânicas; Aço Inoxidável Martensítico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )