SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Avaliação da Resistência à Corrosão e das Propriedades Mecânicas do Aço Inoxidável Martensítico Contendo 15% de Crómio em Meio de H2S e CO2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

CABRITA, Joana F.; VIANA, Ana. S.  e  ABRANTES, Luísa M.. Protecção de Superfícies de Cobre por monocamadas auto-montadas de ácidos fosfónicos. Corros. Prot. Mater. [online]. 2010, vol.29, n.4, pp.114-119. ISSN 0870-1164.

A formação e as propriedades de protecção contra a corrosão de monocamadas auto-montadas (SAMs) em metais não-nobres como o cobre, contendo uma cadeia alquilo longa (decano) e fosfonato como grupo de ligação à superficie são descritas neste trabalho. SAMs estáveis e densas foram obtidas em cobre nu e no metal depois de oxidação electroquímica controlada, realizada com o objectivo de criar diferentes tipos de filmes finos de óxidos de cobre, simulando diversas situações possíveis. As propriedades dos eléctrodos modificados foram avaliadas recorrendo a técnicas de caracterização de superfície (medidas de ângulo de contacto e microscopia de força atómica). A influência de cada tipo de óxido de cobre na eficiência da protecção das SAMs foi também analisada a partir de estudos comparativos de curvas de polarização realizadas em cloreto de sódio.

Palavras-chave : Cobre; Óxidos de Cobre Anodicamente Formados; Monocamadas Auto-Montadas de Ácidos Alcano-Fosfónicos; Ângulos de Contacto; Microscopia de Força Atómica; Curvas de Polarização.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )