SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Desempenho de tintas de acabamento frente às radiações ultravioleta, UVA e UVB, e condensação de umidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

SANTOS, Dulcínea; GULYURTLU, Ibrahim  e  CABRITA, Isabel. Materiais e Energia: Conversão Termoquímica de Combustíveis. Corros. Prot. Mater. [online]. 2010, vol.29, n.3, pp.78-90. ISSN 0870-1164.

Os combustíveis fósseis são responsáveis pelo fornecimento de três quartos da energia consumida no mundo. Importantes desenvolvimentos têm sido e continuam a ser feitos na área da conversão termoquímica de combustíveis visando a produção e fornecimento seguro de energia a preços acessíveis e com reduzido teor de emissões para a atmosfera. Assim, a procura de materiais capazes de serem usados a temperaturas cada vez mais elevadas tem crescido continuamente nas últimas décadas. Neste trabalho é efectuada uma síntese sobre o estado da arte dos materiais mais usados no fabrico de equipamento destinado à produção de energia através de tecnologias associadas aos processos de conversão termoquímica (combustão, nomeadamente em leito fluidizado, gaseificação, liquefacção e pirólise) de diversos combustíveis. Para determinação da adequabilidade dos materiais no que diz respeito quer à sua resistência à corrosão, quer às suas propriedades termomecânicas, é feita a correlação das características dos vários processos e das características de agressividade/corrosividade dos combustíveis (fósseis, biocombustíveis e resíduos) com as características dos materiais de construção de equipamento a usar.

Palavras-chave : Energia; Materiais; Corrosão; Conversão Termoquímica de Combustíveis; Hidrogénio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )