SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Análise dos Produtos de Corrosão de uma Moeda Medieval Procedente do Monte da Senhora do Castelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

FERRAZ, M. Teresa; FAUSTINO, João  e  MAGALHAES, M. Teresa. Rotura de um Cabo de Catamarã Devido a Corrosão e Fadiga. Corros. Prot. Mater. [online]. 2010, vol.29, n.2, pp.55-62. ISSN 0870-1164.

Analisaram-se as causas da rotura prematura da peia da barra de união dos cascos de um catamarã. Esta era constituída por um cabo, com diâmetro de 16 mm, composto por 19 arames de aço inoxidável de 3 mm de diâmetro, dispostos num enrolamento Warrington de duas camadas. O cabo estava cravado na extremidade de um perno roscado de aço inox que o ligava à barra e o mantinha esticado. A rotura ocorreu no encastramento. Uma parte dos arames fracturou por fadiga e as fissuras iniciaram-se na superfície lateral dos arames, onde se observaram picadas de corrosão formadas em zonas de contacto entre arames ou paredes do tubo, por acção da água do mar, temperatura ambiente, desgaste e esforços aplicados. Recomendou-se a revisão do projecto da peia de forma a eliminar a acumulação de água do mar na parte encastrada.

Palavras-chave : Corrosão; Fadiga; Aço Inoxidável; Cabos; Água do Mar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )