SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Avaliação de Alternativas aos Revestimentos com Alcatrão de Hulha para Estruturas de Aço Total ou Parcialmente Imersas em Estuário e Água do Mar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

SILVA, José Maurílio da  e  BRASIL, Simone L.. Critério de Avaliação da Corrosividade de Solos Baseado na Sobretenção de Hidrogênio. Corros. Prot. Mater. [online]. 2010, vol.29, n.1, pp.19-25. ISSN 0870-1164.

A corrosão de estruturas metálicas enterradas representa custos significativos para diversos setores industriais. A necessidade de avaliação da agressividade de solos tem levado ao estudo de medidas indiretas que correlacionam as propriedades do solo com sua corrosividade absoluta. Neste trabalho foram realizadas medidas físico-químicas e eletroquímicas para determinação de resistividade, pH, potencial de corrosão e sobretensão de hidrogênio em diferentes tipos de solos. Tais medidas, em conjunto com ensaios de perda de massa, visaram definir um critério original para caracterizar a corrosividade de solos. Este critério é baseado na redução do hidrogênio e se aplica a solos onde tal reação é predominante. Em solos com baixos valores de resistividade, onde a reação catódica de redução do oxigênio pode estar facilitada, esse critério deve ser cuidadosamente analisado.

Palavras-chave : Corrosão; Solos; Sobretensão de Hidrogênio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )