SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Caracterização de uma moeda portuguesa proveniente da Villa Romana de São Pedro, em fronteira (Alentejo, Portugal)Mecanismo de corrosão em numismas de época romana provenientes da Senhora do Castelo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

BORGES, Rui et al. O túmulo de D. Afonso de Portugal (séc. XV) - proteger para conservar. Corros. Prot. Mater. [online]. 2009, vol.28, n.4, pp.120-125. ISSN 0870-1164.

Este trabalho trata da conservação de uma das peças mais importantes da Tumulária medieval portuguesa - o Túmulo de D. Afonso de Portugal (1390-1400), filho primogénito do Rei D. João I. O conjunto tumular, jacente, arca e baldaquino, é constituído por elementos em cobre, revestidos por uma camada de ouro ou de prata, fixos a uma estrutura de madeira. As técnicas de decoração - douragem a fogo e prateação por amálgama - foram utilizadas como revestimentos do substrato de cobre, tendo uma dupla função, decorativa e protectora. Consideram-se os problemas de alteração e conservação destes revestimentos e as opções adoptadas na aplicação de uma camada de protecção durante a intervenção da peça considerando o seu local de exposição, a Sé de Braga, forte condicionante para a preservação do Túmulo a longo tempo.

Palavras-chave : Conservação e Restauro; Douragem e Prateação por Amálgama Protecção; Ceras Naturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )