SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4O túmulo de D. Afonso de Portugal (séc. XV) - proteger para conservar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

MATA, A. L. et al. Caracterização de uma moeda portuguesa proveniente da Villa Romana de São Pedro, em fronteira (Alentejo, Portugal). Corros. Prot. Mater. [online]. 2009, vol.28, n.4, pp.114-119. ISSN 0870-1164.

O presente artigo reporta um estudo sobre uma moeda portuguesa, o Real Branco de D. João I, datável entre 1415 e 1433, encontrada durante as escavações arqueológicas na villa romana de São Pedro, em Fronteira (Alentejo, Portugal). A composição e morfologia das patinas, bem como a composição da liga utilizada no fabrico da moeda, foram analisadas utilizando apenas técnicas não destrutivas, nomeadamente, microscopia óptica (MO), microscopia electrónica de varrimento (MEV), espectroscopia de energia dispersiva de raios-X (EDX) e difracção de raios-X de pós (DRX). Os resultados foram coerentes com a informação histórica.

Palavras-chave : Real Branco; Patina; Microscopia Óptica; Microscopia Electrónica de Varrimento; Espectroscopia de Energia Dispersiva de raios-X; Difracção de raios-X de Pós.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )