SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Aplicação de protecção catódica a tanques de armazenamento de combustíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

CARNEIRO, C.; LOPES, V.; NOGUEIRA, J.  e  MENDES, A.. Revestimento acrílico monocomponente de base aquosa para protecção de betão por pintura. Corros. Prot. Mater. [online]. 2009, vol.28, n.3, pp.92-97. ISSN 0870-1164.

A elevada alcalinidade do betão (pH ≈ 12,5) permite que as armaduras no seu interior estejam protegidas por passivação. No entanto, a penetração de agentes corrosivos como o ião cloreto que destrói a camada passivante de óxidos de ferro que se forma em ambientes altamente alcalinos ou o dióxido de carbono que provoca um decréscimo no pH, expõem as armaduras à corrosão. A qualidade do betão, em particular a sua porosidade, agravam bastante este fenómeno, no entanto se o betão for protegido com um revestimento por pintura, essa dependência diminui. As tintas de base solvente para protecção de betão têm um excelente efeito barreira contra estes agentes corrosivos e com relativa facilidade cumprem a norma EN 1504-2 (Produtos e sistemas para a protecção e reparação de estruturas de betão). No entanto, são ambientalmente agressivas e em breve serão descontinuadas. O presente trabalho descreve uma tinta de base aquosa que cumpre todos os requisitos estipulados para um revestimento para protecção de betão armado. Como a Norma EN 1504-2 não estabelece nenhum valor para a permeabilidade ao ião cloreto, deixando-o ao critério de cada país, o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) definiu que, em Portugal, esta permeabilidade deverá ser inferior a 10-14·m2·s-1. No decorrer deste estudo verificou-se que os parâmetros que mais influenciam o comportamento da tinta são a natureza química do ligante e o seu CVP (Concentração Volumétrica de Pigmento). O produto desenvolvido encontra-se patenteado (PT 103 563).

Palavras-chave : Protecção de Betão Armado; Tinta Aquosa; EN 1504-2.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )