SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Sensores de corrosão para aeronavesRevestimento acrílico monocomponente de base aquosa para protecção de betão por pintura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

LOURENCO, Zita  e  MOURA, Rita. Aplicação de protecção catódica a tanques de armazenamento de combustíveis. Corros. Prot. Mater. [online]. 2009, vol.28, n.3, pp.87-91. ISSN 0870-1164.

Os tanques aéreos, metálicos, de armazenamento de água, combustíveis e outros fluidos industriais, são normalmente construídos sobre lajes de fundação em betão armado ou assentes directamente no solo, com ou sem murete anelar de contenção de terras, em betão armado. Nos tanques de combustível, os derrames podem trazer graves consequências ambientais e económicas, justificando a adopção das seguintes medidas de mitigação do risco:  - Os novos tanques são, actualmente, construídos com um segundo sistema de contenção de derrames, que consiste geralmente na aplicação de uma membrana de polietileno, que tem como objectivo evitar a contaminação do meio circundante, de modo a reduzir o impacte ambiental provocado por um possível derrame.  - Instalação de sistemas de protecção catódica, para controlo da corrosão da face exterior do fundo dos tanques, de modo a prevenir a ocorrência de derrames provocados pela corrosão. A existência de membrana isoladora da corrente eléctrica condiciona o tipo de sistema de protecção catódica e os componentes a utilizar nestes casos. O sistema anódico tem de ser instalado durante a construção da base e inserido no espaço, limitado, existente entre a membrana isoladora e o fundo do tanque. Este artigo descreve a instalação de protecção catódica em dois tanques assentes em dois tipos diferentes de fundação: tanque construído sobre laje de betão armado, na qual se incorporou o sistema anódico e tanque assente no solo, no qual o sistema anódico foi inserido entre o fundo do tanque e a membrana impermeável.

Palavras-chave : Corrosão; Protecção Catódica; Tanques de Armazenamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )