SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Uso de polímeros condutores na protecção catódica em estruturas de aço índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

ABRANTES, L. M.  e  VIANA, A. S.. Novas formas para a protecção de metais: Modificação de superfícies com filmes orgânicos ultra-finos. Corros. Prot. Mater. [online]. 2009, vol.28, n.1, pp.6-13. ISSN 0870-1164.

A utilização de polímeros electronicamente condutores no desenvolvimento de uma nova classe de revestimentos para protecção à corrosão metálica tem sido objecto de intensa investigação. Neste trabalho analisam-se os requisitos e metodologias para obter com sucesso filmes poliméricos em diferentes metais reactivos e ilustra-se o  seu desempenho em meio corrosivo, incluindo resultados da nossa própria investigação. Apresenta-se uma breve revisão do uso de monocamadas auto-montadas como inibidoras da corrosão e promotoras da adesão dos filmes de polímeros electronicamente condutores. Descreve-se a concepção de revestimentos compósitos em que as moléculas constituintes daquelas camadas ultra-finas incluem como grupo reactivo terminal o mesmo monómero que o polímero a depositar e reportam-se as propriedades destes sistemas envolvendo pirrole.

Palavras-chave : Polímeros Electronicamente Condutores; Monocamadas Auto-montadas; Funcionalização; Oxidação Anódica; Polipirrole; Protecção de Cobre.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )