SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Estudo da oxidação a alta temperatura por técnicas de análise superficial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

CARVALHO, Ricardo  e  BRETT, Christopher M. A.. Influência da mucina no mecanismo de corrosão de uma amálgama dentária em saliva artificial. Corros. Prot. Mater. [online]. 2008, vol.27, n.4, pp.108-113. ISSN 0870-1164.

Neste trabalho estudou-se a influência da adsorção da proteína mucina nas propriedades de superfície e na corrosão da amálgama dentária rica em cobre Tytin®. Diferentes concentrações da mucina, numa solução de saliva artificial inorgânica, de alta concentração iónica, foram estudadas para tempos de imersão de 4 horas e tempos de imersão mais longos até 96 horas. As técnicas utilizadas foram de potencial em circuito aberto e a sua variação com o tempo, curvas de polarização e espectroscopia de impedância electroquímica. Verificou-se a adsorção da mucina na superfície da amálgama assim como o seu papel na prevenção da formação de uma camada de óxido passivo.

Palavras-chave : Amálgamas Dentárias com Alto Teor de Cobre; Proteínas; Mucina; Corrosão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )