SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3O Escurecimento do Altar da Sé do Porto: Um Caso de Corrosão Atmosférica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

PEREIRA, Gilberto; PIRES, Margarida; COSTA, Benilde F. O.  e  COSTA, Fernanda. Selectividade da limpeza POR laser aplicada a objectos museológicos em ferro. Corros. Prot. Mater. [online]. 2008, vol.27, n.3, pp.74-81. ISSN 0870-1164.

A fim de estudar processos de limpeza de corrosão em superfícies de ligas de ferro, foram utilizadas três técnicas distintas. As técnicas de limpeza utilizadas foram a limpeza mecânica, a limpeza química (com uma solução de EDTA) e a limpeza por laser. Estas técnicas foram aplicadas a objectos museológicos, pertença do Museu de Física da Universidade de Coimbra. O grau de limpeza obtido pelas diferentes técnicas foi caracterizado quimicamente e avaliado por espectroscopia 57Fe Mössbauer por transmissão. Os resultados obtidos sugerem que: o processo de limpeza mecânica, não remove completamente a corrosão, além de que atinge facilmente o substrato de ferro, causando dano mecânico na superfície; a limpeza química com uma solução de EDTA, realizada em condições controladas e em espaço confinado, remove eficientemente os produtos de corrosão, sem danos visíveis na superfície; por último a técnica limpeza por laser, embora não removendo a corrosão completamente, mostra características claras de selectividade na actuação sobre a camada de corrosão ou sobre a superfície metálica.

Palavras-chave : Objectos Museológicos; Corrosão no Ferro; Limpeza Laser.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )