SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Metodologia para Avaliar a Resistencia ao Envelhecimento Natural de Material PrepintadoModelagem Computacional da Corrosão por Pites em Aço Inoxidável com Inclusões de MnS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

NUNES, S.; ALVES, P.  e  PEREIRA, I.. Pré-Tratamento à Base de Silanos para Substratos em Aço Inoxidável a Utilizar na Indústria Automóvel. Corros. Prot. Mater. [online]. 2008, vol.27, n.2, pp.47-53. ISSN 0870-1164.

A indústria automóvel está cada vez mais exigente, sendo portanto fundamental aprofundar e melhorar os seus processos de pintura. Com vista a garantir um melhor desempenho na protecção anticorrosiva, neste trabalho procurou utilizar-se alternativas aos substratos vulgarmente usados na pintura a pó (aço, alumínio e aço galvanizado), como é o caso do aço inoxidável. Sabendo à partida que a vulgar fosfatação utilizada no pré-tratamento químico dos substratos de ferro, não é adequada para o aço inoxidável, uma vez que não permite obter um revestimento com boa aderência e boa protecção anticorrosiva a longo prazo, recorreu-se a um recente tipo de pré-tratamento químico na área da pintura automóvel à base de silanos. Este trabalho teve como objectivo final a obtenção de um bom revestimento para peças de aço inoxidável, tanto em termos de aderência como em termos de uma boa protecção anticorrosiva. Para a avaliação do comportamento anticorrosivo, foram utilizados ensaios de envelhecimento artificial acelerado, como é o caso de exposição em câmara de nevoeiro salino e em câmara de humidade. A caracterização física do revestimento foi realizada avaliando a sua aderência ao substrato pelo método da quadrícula e a sua dureza pela resistência ao risco. Complementarmente, foram realizados outros ensaios, nomeadamente a resistência ao ensaio fervente, observação visual e microscópica.

Palavras-chave : Protecção Anticorrosiva; Pré-tratamento; Silanos; Aço Inoxidável; Pintura; Indústria Automóvel.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )