SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Pré-Tratamento à Base de Silanos para Substratos em Aço Inoxidável a Utilizar na Indústria Automóvel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

BRUNO, Sonia; ZAPPONI, Mónica; LAZZARINO, Héctor Andrés  e  PEDRAZA, Juan Pablo. Metodologia para Avaliar a Resistencia ao Envelhecimento Natural de Material Prepintado. Corros. Prot. Mater. [online]. 2008, vol.27, n.2, pp.40-46. ISSN 0870-1164.

A Argentina possui uma grande variedade climática, à qual se espera do material pintado uma alta resistência. A avaliação dessa resistência ao envelhecimento acelerado realiza-se utilizando exposição à intempérie, que requer longos tempos de ensaio. O objectivo deste trabalho é estudar os mecanismo de degradação na atmosfera de tintas de acabamento em poliéster correlacionando as mudanças físicas e químicas gerados à intemperie com os de ensaios acelerados, para seleccionar o ensaio que permita uma estimativa mais adequada de comportamento em tempos curtos de exposiçäo. A análise por FTIR mostra que a degradação de poliésteres à intempérie se deve ao efeito da radiação UV e à hidrólise do polímero, com formação de novas ligações oxidrilo e absorção de água. Esta metodologia de análise parece ser adequada para a detecção antecipada de ocorrência de falhas em exposiçäo de poliésteres à atmosfera.

Palavras-chave : Banda Pré-revestida; Degradação Fotolítica; FTIR; Tintas de Poliéster.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )