SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Telemóveis submetidos a ciclos de humidade e temperaturaEnsaios de desempenho para a selecção de esquemas de pintura nas atmosferas de la Paz e Santa Cruz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

LOUREIRO, A.; BRASIL, S.  e  YOKOYAMA, L.. Estudo da corrosividade de solo contaminado por substâncias químicas através de ensaios de perda de massa e Índice de Steinrath. Corros. Prot. Mater. [online]. 2007, vol.26, n.4, pp.113-121. ISSN 0870-1164.

Este trabalho visa estudar a influência de algumas substâncias químicas na corrosividade do solo sobre o duto de aço-carbono, em condições drásticas tais como isenção de técnica de proteção do metal e alto teor de umidade no meio. Amostras de Latossolo Vermelho-Amarelo (solo de maior representação geográfica no Brasil) foram contaminadas por três substâncias químicas: ácido sulfúrico, amônia e 1,2-dicloroetano. A agressividade total deste solo foi avaliada durante quatro meses a partir de ensaios de perda de massa e medidas do Índice de Steinrath. Não houve total concordância do Índice de Steinrath com os resultados obtidos nos ensaios de perda de massa para este solo, mostrando que nem sempre é possível definir a corrosividade de um solo considerando apenas uma forma de avaliação.

Palavras-chave : Corrosividade do Solo; Dutos Enterrados; Contaminação do Solo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )