SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Sensor de cloretos para monitorização In-Situ de estruturas de betão armadoDesempenho de componentes metálicos em edifícios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

LOURENCO, Zita. Protecção catódica de estruturas de betão armado . Corros. Prot. Mater. [online]. 2007, vol.26, n.3, pp.79-85. ISSN 0870-1164.

A corrosão das armaduras, devido à contaminação do betão por cloretos, é o factor que mais contribuí para a deterioração de estruturas de betão armado expostas a ambientes marítimos. A protecção catódica é uma das técnicas electroquímicas mais utilizadas para controlo do processo de corrosão neste tipo de estruturas. Recentementemente, a protecção catódica é também utilizada em estruturas novas, e instalada durante a fase de construção, como técnica de prevenção da corrosão - prevenção catódica. Este artigo descreve o tipo de sistemas de protecção catódica mais utilizados, tipos de ânodos, métodos de instalação, critério de protecção, etc. A instalação do sistema de protecção catódica, durante a fase de construção do Cais de Carga Geral do Porto de Aveiro, é apresentado como exemplo de aplicação desta técnica a uma nova estrutura.

Palavras-chave : Controlo da Corrosão; Protecção Catódica; Prevenção Catódica; Ânodos; Betão Armado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )