SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2O climatograma de Lisboa segundo uma norma ETSInibição da corrosão de ligas cu-Fe em soluções de HCl através de surfactantes anfotéricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

OLIVEIRA, Nilson T. C.  e  GUASTALDI, António C.. Estudos eletroquímicos de ligas Ti-Mo de interesse para biomateriais . Corros. Prot. Mater. [online]. 2007, vol.26, n.2, pp.46-52. ISSN 0870-1164.

Ligas de titânio estão sendo desenvolvidas para uso em implantes ortopédicos devido às suas propriedades mecânicas adequadas, biocompatibilidade e resistência à corrosão. Neste trabalho, foram realizados estudos eletroquímicos nas ligas Ti-Mo com 6, 10 e 20 Mo (% m/m) na estrutura bruta de fusão, em solução de Na2SO4 0,15 mol L-1 e solução fisiológica de Ringer. Os valores dos potenciais de repouso indicam que estas ligas apresentam tendência semelhante à formação de óxido espontâneo, enquanto que os perfis obtidos por voltametria cíclica mostram que estas não sofrem corrosão por pites até potenciais de crescimento iguais a 8,0 V (vs ECS). Nos estudos potenciodinâmicos associados aos cronoamperométricos as análises do potencial de circuito aberto indicaram que a presença do íon cloreto, não afeta a estabilidade dos óxidos anódicos formados.

Palavras-chave : Ligas Ti-Mo; Corrosão; Biomateriais; Implantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )