SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Estudos eletroquímicos de ligas Ti-Mo de interesse para biomateriais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

AOKI, Idalina Vieira et al. O climatograma de Lisboa segundo uma norma ETS . Corros. Prot. Mater. [online]. 2007, vol.26, n.2, pp.40-45. ISSN 0870-1164.

Um climatograma é um diagrama das condições climáticas de uma região e é definido pela severidade característica dessas condições. A severidade característica de um parâmetro climático é determinada pelos valores extremos desse parâmetro que são obtidos a partir de uma distribuição estatística da temperatura do ar medida (T) e da humidade relativa do ar (RH) num local específico durante um período de monitorização longo. É apresentado aqui o climatograma de Lisboa, em Portugal. Lisboa é classificada como uma região de clima temperado, com uma estação curta de Inverno e período longo e temperado do Verão. Lisboa está situada a uma latitude de 38º 43' N e 9º 11' W de longitude e tem uma pressão atmosférica média de 1,0043 bar. A humidade relativa é geralmente muito elevada o que torna o seu clima muito especial e um tanto similar ao das regiões tropicais. Neste trabalho foram utilizados na construção do climatograma 8519 valores de T e de RH, adquiridos num período de cinco anos, com uma frequência de tempo de quatro horas de intervalo, num total de seis valores por dia.  Para cada valor de RH está associada uma pressão parcial da água (pA). Além disso, para cada valor de RH medido pode ser determinada uma humidade absoluta (AH). Então, conhecendo a T, a RH e a AH, os valores máximos e mínimos com probabilidade de 1% e de 10% de ocorrência podem ser determinados a partir da distribuição estatística dos parâmetros observados ou calculados usando o software estatístico Minitab. Deste modo, podem ser obtidos os valores limite (valores extremos de T e de RH) do diagrama do quadrado do climatograma. De forma a completar o diagrama, traçou-se uma curva determinada pela equação que relaciona T e RH. Há um diagrama para cada percentil [1% (exterior) ou 10% (interior)] na probabilidade do lote de ocorrência. Foram efectuadas comparações entre o climatograma de Lisboa e outros obtidos em regiões de clima tropical, no âmbito do Projecto Tropicorr, ao abrigo do programa Cyted que tem como objectivo caracterizar a corrosividade de climas Ibero-Americanos específicos nos materiais usados em dispositivos electro-eletrónicos com vista a melhorar o seu desempenho e fiabilidade.

Palavras-chave : Climatograma; Lisboa; Psicrometria; Cyted - Projecto Tropicorr.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )