SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Desempenho de Esquemas de Pintura Aplicados em Superfícies de Aço Seca e Úmida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

ALMEIDA, Elisabete; DIAMANTINO, Teresa  e  SOUSA, Orlando de. Breve História das Tintas Antivegetativas. Corros. Prot. Mater. [online]. 2007, vol.26, n.1, pp.6-12. ISSN 0870-1164.

Neste trabalho, os autores apresentam uma panorâmica geral sobre as tintas antivegetativas. Após a conveniente localização destas tintas no esquema de protecção anticorrosiva das obras vivas dos navios e / ou outras estruturas móveis, fazem uma síntese dos principais tipos de produtos antivegetativos usados ao longo dos tempos, até aos nossos dias. Complementarmente, sistematizam as principais tipologias dos organismos vivos que se fixam nas obras vivas das embarcações e referem alguns tipos de fauna e flora predominantes em duas regiões da Ibero-América. Abordam também, ainda que sumariamente, os principais mecanismos básicos de funcionamento dos diferentes tipos de tintas antivegetativas. Finalmente, referem algumas das principais linhas de investigação actualmente em curso, no domínio da luta contra a fixação dos organismos marinhos nos cascos dos navios.

Palavras-chave : Protecção de Navios; Obras Vivas de Navio; Tintas Marítimas; Tintas Antivegetativas; Organismos Marinhos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )