SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Comportamento de ânodos de aço em meio alcalinoResistência à corrosão de aço galvanizado e de aço eletrodepositado com ZnFe revestido por resinas de silicone índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Resumo

SANTOS, Célia A. Lino dos; LEITE, Edwilson; FILHO, Antenor Ferreira  e  PANOSSIAN, Zehbour. Utilização de técnicas eletroquímicas na avaliação da porosidade de camadas fosfatizadas . Corros. Prot. Mater. [online]. 2006, vol.25, n.4, pp.114-115. ISSN 0870-1164.

A porosidade de camadas de fosfato de zinco sobre aço baixo carbono, processadas em diferentes tempos de imersão (30 s, 45 s e 85 s), foi avaliada por meio das seguintes técnicas eletroquímicas: polarização anódica (PA), polarização linear catódica (PLC), cronoamperometria (CA), voltametria cíclica (VC), espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE); e também por microscopia eletrônica de varredura (MEV). As técnicas de PA, VC e EIE foram exploradas qualitativamente, enquanto que as de PLC e CA quantitativamente. As análises qualitativas (PA, VC, EIE) indicaram que a porosidade das camadas fosfatizadas aumentou com a diminuição do tempo de imersão. Os valores porcentuais de porosidade (PLC, CA) e as imagens de MEV confirmaram estes resultados.

Palavras-chave : Fosfato de Zinco; Porosidade; Técnicas Eletroquímicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )