SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1A configuração do ensino da Gramática nos novos manuais de Português do 9.º anoMetáfora concetual e literariedade: a “Hora” de Fernando Pessoa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

RODRIGUES, Celeste  e  LOURENCO-GOMES, Maria do Carmo. Estudo longitudinal da proficiência ortográfica no 2º e 4º anos de escolaridade: estruturas /e/, /eI/ e /oU/. Diacrítica [online]. 2016, vol.30, n.1, pp.113-137. ISSN 0807-8967.

O domínio da ortografia pode ser obtido mediante o aprofundamento do conhecimento da língua pela criança. Esse processo desenvolve-se em etapas sucessivas e implica a estimulação de competências a partir de diferentes tarefas. As crianças com bom domínio dos contrastes e da manipulação dos sons da língua não possuem sempre um melhor domínio do sistema ortográfico, do mesmo modo que bons falantes não são forçosamente bons escreventes. Existem propriedades do sistema ortográfico do português que, por diversas razões (p. ex., não-relação com a oralidade ou complexidade gráfica), acarretam formas não-convencionais. São apresentados dados quantitativos e qualitativos longitudinais de formas não-convencionais envolvendo três tipos de estruturas (/e/, /eI/ and /oU/) de um corpus online de escrita e fala de crianças do Ensino Básico (2º e 4º anos). Esses dados permitem compreender o que é mais e menos relevante treinar nesses dois momentos da aprendizagem da ortografia.

Palavras-chave : Aprendizagem da escrita; Oralidade e Ortografia; Linguística; Ensino Básico; Frequência de formas ortográficas não-convencionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons