SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1A pesquisa em inteligibilidade de fala e sua relevância para o ensino de pronúncia do inglêsEstudo longitudinal da proficiência ortográfica no 2º e 4º anos de escolaridade: estruturas /e/, /eI/ e /oU/ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

SILVA, António Carvalho da. A configuração do ensino da Gramática nos novos manuais de Português do 9.º ano. Diacrítica [online]. 2016, vol.30, n.1, pp.83-112. ISSN 0807-8967.

Em 2012, os textos programáticos de Português adotaram o termo "gramática" para designar a área do conhecimento explícito da língua. Esta mudança de designação desse domínio central do ensino do Português sugere um reforço do conhecimento linguístico formal. Assim, aprender gramática significará conhecer melhor uma dada língua natural, utilizando esses conhecimentos na melhoria das habilidades comunicativas do falante. Na sequência desses textos oficiais,foi também concretizada a publicação(desde 2013) de novos manuais escolares de Português para o Ensino Básico, que terão incorporado algumas alterações. É a partir desta hipótese inicial que se desenvolve a discussão deste ensaio: investigar, primeiro em teoria, como se redefine a natureza da gramática na escola, para, de seguida, numa análise empírica, verificar se alguns livros de Português do 9.º ano concebem novas atividades de aprendizagem da gramática, tendo por base metodologias de ensino inovadoras.

Palavras-chave : ensino do Português; educação linguística; conhecimento explícito da língua; gramática; manuais escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons