SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1The textual argumentative sequences in the genre "reader comments" from folha de são pauloThe configuration of Grammar teaching in Portuguese language textbooks of the 9th grade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Diacrítica

Print version ISSN 0807-8967

Abstract

MARTINS, Anna Júlia Karini  and  FARIAS, Letícia Stander. A pesquisa em inteligibilidade de fala e sua relevância para o ensino de pronúncia do inglês. Diacrítica [online]. 2016, vol.30, n.1, pp.67-81. ISSN 0807-8967.

Com base nas necessidades e objetivos dos aprendizes de inglês como língua estrangeira e em estudos anteriores acerca do tema, este estudo visa a relacionar resultados de pesquisa em inteligibilidade com o ensino de pronúncia. Por meio de gravações de quatro rodas de conversa entre falantes brasileiros e ouvintes nativos de língua inglesa, com e sem familiaridade com a língua portuguesa, e da análise de questionários respondidos pelos ouvintes, investigou-se e confirmou-se a relevância da familiaridade do ouvinte com a língua materna do seu interlocutor. Além disso, verificou-se que a exposição a diferentes sotaques do inglês é uma variável que, de acordo com a percepção dos ouvintes, facilita a interação.

Keywords : inglês; inteligibilidade; pronúncia; familiaridade; ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License