SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1A linguística de corpus aplicada à semântica cognitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

CAETANO, Ana  e  BARROSO, Henrique. Desvios na representação grafemática por aprendentes de Português L2 em Timor-Leste: o caso das fricativas. Diacrítica [online]. 2016, vol.30, n.1, pp.5-30. ISSN 0807-8967.

A análise de um corpus de produções escritas por uma amostra de informantes selecionada - um grupo de Professores do Ensino Secundário Técnico-Vocacional de Timor-Leste - permitiu perceber que a representação grafemática das consoantes fricativas se afigura como a área mais sensível no domínio do sistema consonântico do Português Europeu que, neste contexto de plurilinguismo e de contacto de línguas, se assume como Língua Oficial e L2 para a maioria dos timorenses. Nesta conformidade, este artigo visa não só proceder ao levantamento dos desvios na representação da relação grafema/fonema mas também determinar as eventuais causas que possam estar na sua origem.

Palavras-chave : Português Língua Segunda; competência linguística; norma ortográfica; desvios na representação grafemática; consoantes fricativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons