SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2John Rawls and the Social MaximumWhat is democratic about property-owning democracy? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

WILESMITH, John. Social Equality and the Corporate Governance of a Property-Owning Democracy. Diacrítica [online]. 2015, vol.29, n.2, pp.87-107. ISSN 0807-8967.

Nos últimos anos, uma série de teóricos tem argumentado que a visão de Rawls de uma democracia de proprietários parece ser uma maneira promissora de institucionalizar um ideal de igualdade social. Neste artigo, faço a distinção entre dois objetivos económicos que parecem importantes em termos de igualdade social: a generalização da segurança e do controlo. Defendo então que, na medida em que a democracia de proprietários de Rawls permite manter muitas grandes empresas, é incapaz de concretizar estes dois objetivos económicos exceto se for complementada com um regime adequado de governo das empresas. Prossigo avaliando três possíveis regimes de governo das empresas para uma democracia de proprietários: (1) ativismo de fundos de investimento; (2) empresas geridas pelos trabalhadores; e (3) parcerias trabalho/capital. Defendo que estes três regimes oferecem diferentes trade-offs entre a segurança económica e o controlo generalizados; porém, há razões sociais e igualitárias - embora de natureza provisória - para ver o regime (3) como uma opção superior aos regimes (1) e (2).

Palavras-chave : democracia de proprietários; igualdade social; governo das empresas; parcerias trabalho/capital; empresas geridas pelos trabalhadores; ativismo de fundos de investimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons