SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1A onomasiologia e seus dicionários: o caso do dicionário onomasiológico de expressões cromáticas da fauna e flora índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

COELHO, Sónia  e  FONTES, Susana. Ideias ortográficas de Madureira Feijó e de Soares Barbosa. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.457-477. ISSN 0807-8967.

Desde sempre os estudiosos da língua refletiram sobre as questões ortográficas. Durante os séculos XVIII e XIX, vários foram os tratados metaortográficos dados à estampa, de entre os quais se destaca a Orthographia, ou Arte de Escrever, e Pronunciar com acerto a Lingua Portugueza (1734), de João de Morais Madureira Feijó, cuja influência se estendeu ao século XIX, época em que foi publicada a Grammatica Philosophica da Lingua Portugueza (1822), de Jerónimo Soares Barbosa, que apresenta, pela primeira vez e formalmente, um sistema ortográfico misto. Neste sentido, tendo em conta a importância das duas obras, pretendemos, no presente artigo, analisar e confrontar as propostas ortográficas destes dois autores, atentando na definição de ortografia apresentada, no alfabeto proposto, na representação da nasalidade, assim como nos ditongos elencados por ambos, especificando o caso do ditongo nasal [?~w].

Palavras-chave : Orthographia, ou Arte de Escrever, e Pronunciar com acerto a Lingua Portugueza (1734); Grammatica Philosophica da Lingua Portugueza (1822); Ortografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )