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Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

SANTOS, Rita; FREITAS, Maria João  e  VELOSO, João. Grupos consonânticos na escola: desenvolvimento fonológico e conhecimento ortográfico. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.407-436. ISSN 0807-8967.

O presente artigo centra-se na exploração de possíveis correlações entre dois dos vários tipos de conhecimento linguístico recrutados em contexto educativo: o conhecimento fonológico implícito e o conhecimento ortográfico. Desta forma, este trabalho foca-se nas produções orais e escritas de dois tipos de sequências consonânticas em português europeu: os Ataques ramificados (sequências de obstruinte+líquida) e os grupos consonânticos tidos na literatura como grupos problemáticos (sequências de oclusiva+oclusiva, oclusiva+nasal, oclusiva+fricativa nasal+nasal, fricativa+oclusiva), produzidos por crianças monolingues a frequentar os 1o e 4o anos de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal.

Palavras-chave : aquisição da linguagem; desenvolvimento fonológico; desenvolvimento ortográfico; complexidade silábica; Português Europeu.

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