SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Identidade em lusofonia: territorialidade e pertençaA regulação graduada do léxico no ensino do Espanhol língua estrangeira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

BARRETO, Eccia Alécia  e  FREITAG, Raquel Meister Ko.. A expressão do aspecto habitual. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.253-282. ISSN 0807-8967.

O aspecto habitual pressupõe uma iteração mais ou menos regular de uma situação, de tal modo que o hábito resultante é considerado como uma propriedade de caracterização de uma dada entidade. No português do Brasil, o aspecto habitual pode ser expresso pelas formas verbais de pretérito imperfeito (PI) e de pretérito perfeito (PP), no entanto, cada forma está associada a contextos de uso específicos. O presente trabalho tem por objetivo identificar os traços e contextos que caracterizam a ocorrência do aspecto habitual nas formas de PI e PP. Propomos uma abordagem baseada no uso (Bybee, 2010), articulada à noção de gradiência aspectual. Foram analisados 321 contextos de habitualidade. Os dados quantitativos sugerem as trajetórias de mudança que pressupõem estágios de menor estabilidade do sistema, na medida em que ocorre a sobreposição de formas (PP e PI) para o desempenho de uma mesma função: a expressão do aspecto habitual.

Palavras-chave : Aspecto verbal; Composicionalidade aspectual; Aspecto habitual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )