SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Enunciados do tipo injuntivo em géneros de texto publicitários sobre o vinhoAnálise de erros na expressão escrita de alunos imigrantes do ensino primário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

MOREIRA, Cristiane Fernandes. A fronteira entre calão de fora e calão de terra/dentro: um estudo aplicado à linguagem de especialidade da pesca artesanal da comunidade de Baiacu, Vera Cruz, Bahia, sob a óptica da teoria da metáfora conceptual. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.181-218. ISSN 0807-8967.

Este artigo apresenta considerações acerca da fronteira entre calão de fora e calão de terra/dentro, conceitos provenientes dos pescadores artesanais da comunidade de Baiacu, Vera Cruz, Bahia. Tendo como perspectiva a Teoria da Metáfora Conceptual desenvolvida por Lakoff e Johnson (1980 [2002]) e seguidores, defende-se que os conceitos podem ser incluídos no princípio da prototipicidadee aplicados às categorias conceptuais da metáfora e metonímia. O objetivo é demonstrar os conceitos calão de fora e calão de terra/dentro como função linguística importante, com significado complexo, tendo como base o que os pescadores artesanais daquela comunidade compreendem sobre o significado: se este reflete a realidade baseada no mundo objetivista, dissociada do que as pessoas observam e vivenciam, ou se reflete estruturas conceptuais baseadas na experiência. Nesse sentido, é um trabalho cujo caráter indicativo mais sugere, como é interesse da autora, que se dirija às condições em que realmente acontecem as coisas do que às coisas mesmas. A metodologia utilizada tem como embasamento a categorização por protótipos e o PIM (Procedimento de Identificação de Metáforas). Esse procedimento não é um modelo explicativo, simétrico e único, mas um lugar de onde se podem olhar os dados e constituí-los teoricamente.

Palavras-chave : Metáfora Conceptual; Significação; Cognição; Protótipo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )