SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Challenges in the perception and production of english front vowels by native speakers of european portugueseThe frontier between calão de fora and calão de terra/dentro: a study applied to the specialized language of artisanal fishing of the community of Baiacu, Vera Cruz, Bahia, under the perspective of conceptual metaphor theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Diacrítica

Print version ISSN 0807-8967

Abstract

TEIXEIRA, Carla. Enunciados do tipo injuntivo em géneros de texto publicitários sobre o vinho. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.161-179. ISSN 0807-8967.

A partir de um corpus de géneros de texto publicitários, rótulos e contrarrótulos de garrafa de vinho e anúncios sobre o vinho, neste trabalho, serão analisados os enunciados injuntivos em ocorrência para averiguar as relações que se estabelecem entre marcas comerciais e consumidores, o tipo de informação veiculada e as representações linguisticamente construídas destes sujeitos. Situando-se no âmbito da Teoria do Texto e combinando patamares de análise linguística com a dimensão social, esta investigação convoca ainda o Interacionismo Sociodiscursivo que defende uma perspetiva ontogenética da linguagem, consentânea com uma abordagem discursivo-textual da Linguística. A análise dos dados indica que os domínios sociais ou as atividades envolvidas, publicitária e de produção e de comercialização do vinho, preconizam imagens do consumidor ideal de vinho no que diz respeito à prova de vinho, a um comportamento socialmente adequado e sobre as boas propriedades do vinho.

Keywords : Teoria do Texto; Interacionismo Sociodiscursivo; géneros de texto publicitários; injunção; competência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )