SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Contributo para o estudo sincrónico dos marcadores discursivos ‘quer dizer’, ‘ou seja’ e ‘isto é’ no português europeu contemporâneo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

BASTOS-GEE, Ana C.. A estrutura das construções éticas e a restrição de co-referência em português brasileiro. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.1, pp.5-32. ISSN 0807-8967.

Neste artigo discuto aspectos da gramática dos pronomes éticos em Português Brasileiro, investigando a posição em que eles são concatenados à estrutura e fornecendo evidência de que eles realizam movimento-A’ para uma projeção no sistema de IP partido (chamada OrientP), a fim de verificar/ validar um traço [+S] relacionado à força sentencial e à orientação para o falante. Adicionalmente, estudo uma restrição de co-referência: pronomes éticos não podem co-referir com elementos referenciais no mesmo CP. Essa restrição de co-referência é analisada como uma violação de cruzamento forte no sentido de Postal (1971), Wasow (1972), Lasnik (1976).

Palavras-chave : construções éticas; pronomes; co-referência; orientação para o falante.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )