SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Diegese, linguagens, língua e cinema: The Artist de Michel Hazanavicius índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

PEREIRA, Margarida Esteves. This is England?: projeções da Inglaterra e da sua identidade a partir do Heritage Film no panorama do turismo cultural. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.3, pp.301-318. ISSN 0807-8967.

Este ensaio visa debater um género cinematográfico que tem sido discutido no âmbito do cinema inglês (mas não só), o heritage film, incidindo no modo como este tem projetado uma imagem particular da Inglaterra e da sociedade inglesa. Pretende-se questionar a projeção para o mundo de uma certa imagem da identidade inglesa fundada na ideia nostálgica do Império. Neste sentido, incidir-se-á sobre a forma como muitos dos filmes produzidos ou co-produzidos em Inglaterra nos últimos trinta a quarenta anos fazem uso do património cultural (arquitetónico, natural, histórico) do país, perpetuando uma certa ideia nostálgica daquilo que constitui a identidade inglesa e ajudando a promover essa ideia do país no exterior, algo que é também aproveitado pela indústria turística.

Palavras-chave : heritage film; identidade; Inglaterra; turismo cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )