SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3A filha (mais velha) de Joaquim Luís: Sobre As Três IrmãsThis is England?: projeções da Inglaterra e da sua identidade a partir do Heritage Film no panorama do turismo cultural índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

TEIXEIRA, José. Diegese, linguagens, língua e cinema: The Artist de Michel Hazanavicius. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.3, pp.285-300. ISSN 0807-8967.

Neste texto, procuraremos analisar como é que no filme The Artist (O Artista), de Michel Hazanavicius, a utilização do som serve os propósitos semióticos que o estruturam enquanto filme (aparentemente) mudo. Tentaremos evidenciar a composição da estrutura diegética e a sua relação com os valores semióticos que os elementos sonoros vão adquirindo ao longo do filme. Procuraremos, igualmente, demonstrar como, na sua globalidade, o filme se constitui uma referência simbólica à relação entre as variadas formas de linguagem que o cinema abarca e a língua, bem assim como ao longo de todo o filme se estruturam os elementos simbólicos que permitem a referida leitura global.

Palavras-chave : The Artist (O Artista); cinema e linguagem; cinema e semiótica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )