SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3The (older) daughter of Joaquim Luís: About As Três IrmãsThis is England?: England and its identities through the lens of the Heritage Film in the panorama of cultural tourism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Diacrítica

Print version ISSN 0807-8967

Abstract

TEIXEIRA, José. Diegese, linguagens, língua e cinema: The Artist de Michel Hazanavicius. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.3, pp.285-300. ISSN 0807-8967.

Neste texto, procuraremos analisar como é que no filme The Artist (O Artista), de Michel Hazanavicius, a utilização do som serve os propósitos semióticos que o estruturam enquanto filme (aparentemente) mudo. Tentaremos evidenciar a composição da estrutura diegética e a sua relação com os valores semióticos que os elementos sonoros vão adquirindo ao longo do filme. Procuraremos, igualmente, demonstrar como, na sua globalidade, o filme se constitui uma referência simbólica à relação entre as variadas formas de linguagem que o cinema abarca e a língua, bem assim como ao longo de todo o filme se estruturam os elementos simbólicos que permitem a referida leitura global.

Keywords : The Artist (O Artista); cinema e linguagem; cinema e semiótica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )