SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Entre discursos e práticas: crioulização, mauricianidade e globalização na ilha maurícia - o caso do emergente cinema mauriciano“Para fazer um mar”: Literatura moçambicana e oceano Índico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

SILVA, Marie-Manuelle da. Para uma leitura do romance gráfico Île Bourbon 1730 de Appollo & Trondheim à luz do paradigma do Índico. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.3, pp.59-76. ISSN 0807-8967.

Este artigo apresenta um estudo de caso integrado a uma investigação mais ampla sobre narrativas e lugares de memória (Nora, 1984), relacionados com a história colonial e a “ruptura” pós-colonial (Blanchard et al., 2005). Proponho examinar a BD Île Bourbon 1730, entre outras narrativas cruciais para a compreensão da configuração histórico-política atual, que tentarei cartografar desde o espaço francófono, pensado como espaço geopolítico, geocultural e geoestético heterogéneo e descontínuo. Pretende-se mostrar a operacionalidade e a produtividade de uma leitura indo-oceânica de Île Bourbon 1730 para ilustrar as dinâmicas de “zonas de contato” (Pratt, 1991) e de negociação, assim como os seus laços singulares com o “centro” francês, por sua vez “provincializado” (Chakrabarty, 2000) e confrontado com os desafios da pós-colonialidade.

Palavras-chave : Pós-colonialidade; Francofonia; Banda desenhada; Estudos do Índico; Indiaocéanité.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )