SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2No centenário do nascimento de Paul Ricœur: a memória como espaço de experiência e horizonte de esperaA pulsão no pensamento mítico: Freud, Lacan e o estruturalismo na potière jalouse, de Claude Lévi-Strauss índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

MERCEREAU, Jean Noël Fernand. The most christian state in the world: Irish nationalism newspapers and the Estado Novo, 1932-1945. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.2, pp.195-207. ISSN 0807-8967.

Durante os primeiros anos do Estado Novo, Portugal era objeto de muita atenção por parte da Irlanda. Este tendência reflete-se nos dois principais jornais nacionalistas irlandeses da altura, o Irish Independent, favorável ao Tratado Anglo-irlandês, e o republicano Irish Press, que passavam uma imagem claramente positiva do ditador português. Para ambos, a principal virtude de Salazar era, além de ter contribuído para a recuperação financeira de Portugal, de fornecer “um exemplo marcante do que Deus exigia”, para citar um artigo no Irish Independent nesta altura. Este trabalho analisa a perspetiva apresentada por estes dois jornais irlandeses relativamente ao ditador português, bem como os argumentos por eles apresentados para exprimir o seu apoio ao regime ditatorial. Baseado numa análise de conteúdos dos artigos mais significativos sobre Salazar ao longo do período, as principais conclusões deste artigo tendem a demonstrar que, enquanto os jornais estão em desacordo em relação à maioria das questões relacionadas com a vida política irlandesa, partilham das mesmas posições sobre o Estado Novo mas tiram conclusões opostas no âmbito da situação política irlandesa.

Palavras-chave : António de Oliveira Salazar; Eamon de Valera; jornais irlandeses; nacionalismo irlandês; Estado Novo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )