SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Good to dieNo centenário do nascimento de Paul Ricœur: a memória como espaço de experiência e horizonte de espera índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

SYLLA, Bernhard. O caráter híbrido do conceito de referência em Ricœur. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.2, pp.159-174. ISSN 0807-8967.

Este artigo pretende desenvolver uma análise do conceito de referência em Ricœur. Esta análise sustenta a tese de que o conceito de referência em Ricœur tem um caráter híbrido, porque se relaciona com dois paradigmas diferentes da filosofia da linguagem. A referência é concebida, por um lado, à maneira dos protagonistas da filosofia analítica, como referência a algo manifestamente extralinguístico. Este extralinguístico ultrapassa, porém, o estatuto do literalmente referido, aproximando-se novamente do referido como derivado do sentido, não obstante a função particular do simbólico, através da qual Ricœur pretende salvaguardar o estatuto extralinguístico da referência não-literal.

Palavras-chave : Ricœur; referência; sentido; filosofia continental; filosofia analítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )