SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Persons as free and equal: Examining the fundamental assumption of liberal political philosophyIn search of a telos: a critique of the performative green public sphere índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

LANGE, Jahel Queralt. Las políticas del liberalismo igualitario: justicia rawslsiana vs justicia dworkiniana. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.2, pp.42-65. ISSN 0807-8967.

O debate actual entre liberais igualitários tende a ser visto como uma discussão carente de implicações práticas. Os não-filósofos tendem a objectar que as suas diferentes posições teóricas não se traduzem em diferentes propostas sobre como ordenar a nossa vida em comum. O facto da discussão entre liberais igualitários ocorrer ao nível dos princípios e de ignorar, frequentemente, as implicações institucionais da adopção de alguma versão do igualitarismo liberal, está na origem desta acusação. Este trabalho tem como objectivo preencher esta lacuna e analisar as principais concepções do liberalismo igualitário, a igualdade democrática de John Rawls e a igualdade de recursos de Ronald Dworkin, do ponto de vista das instituições que as justificam. A comparação entre ambas as concepções centraliza-se nos seguintes três pontos: 1) a protecção das liberdades básicas; 2) as instituições económicas; e 3) a assistência sanitária.

Palavras-chave : Liberalismo igualitário; Rawls; Dworkin; igualdade democrática; igualdade de recursos; desígnio institucional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )