SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1SNS como rótulos em livros didáticos de história do brasil: simples ou complexos?A situação atual do ensino da língua portuguesa na Galiza índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

SVOBODOVA, Iva. "Componente" como substantivo uniforme de dois géneros. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.1, pp.239-264. ISSN 0807-8967.

O presente estudo tem como principal objetivo analisar o género gramatical da palavra componente. A necessidade de identificar o género deste substantivo prende-se com o facto de ter aumentado, nas últimas décadas, a frequência de uso nas áreas científica, política, cultural, social, industrial, informática e ainda outras. As nossas dúvidas têm-se projetado cada vez mais no plano de praticamente todas as disciplinas linguísticas (morfologia, sintaxe, semântica e lexicologia). A conclusão da nossa pesquisa indica que os fatores mais decisivos na interpretação do género do nome em questão são os diafásico e semântico. Verificámos, ao mesmo tempo, uma parcial influência da frequência de uso. O nosso estudo baseia-se sobretudo em dois pilares: a linguística de corpora, que contribuiu para a criação do material estudado, e a extensa investigação de Maria Carmen Frias e Gouveia, que forneceu os pontos­chave do quadro metodológico da nossa investigação.

Palavras-chave : componente; género gramatical; Maria Carmen Frias e Gouveia.

        · texto em Português     · Português ( pdf )