SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1A descriptive study of brazilian offensive phrases“A beached whale posing in lingerie”: Conflict talk, disagreement and impoliteness in online newspaper commentary índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

COLACO, Maria João  e  CARDEIRA, Esperança. Menço ou minto? Regularização de paradigmas verbais. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.1, pp.69-94. ISSN 0807-8967.

As mudanças sofridas pelos verbos em português ocorreram em diversas fases da história da língua, dando muitas vezes origem a irregularidades no paradigma verbal. O objectivo deste trabalho é estudar um grupo de verbos de padrão especial que apresentam um lexema para a primeira pessoa do singular do presente do indicativo e para todas as formas do presente do conjuntivo oposto ao lexema dos outros tempos: SENTIO > senço, ARDEO > arço, AUDIO > ouço, MENTIO > menço, PETIO > peço, PERDO (*PERDEO) > perço. No entanto, cada um destes verbos evoluiu de modo autónomo, não apresentando as mesmas características. Procura-se determinar os fenómenos responsáveis pela evolução destas formas verbais, a fim de averiguar a época em que houve variação, analisando cada uma das formas pertinentes. Para isso, recorreu-se ao uso de corpora constituídos por documentos escritos do português arcaico.

Palavras-chave : variação; mudança; analogia; morfologia verbal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )