SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Se faire + vinf: un outil au service de la construction d’une diathèse ‘maléfactive’ de l’objet (in)directMenço ou minto? Regularização de paradigmas verbais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

BASTOS-GEE, Ana C.. A descriptive study of brazilian offensive phrases. Diacrítica [online]. 2013, vol.27, n.1, pp.39-67. ISSN 0807-8967.

Neste artigo descrevo aspectos da gramática de sintagmas ofensivos do tipo DP-de-DP em Português Brasileiro, classificando as palavras ofensivas em três classes morfossemânticas. A primeira parte deste artigo enfoca características que unificam as palavras ofensivas em uma classe única de construções com conteúdo expressivo. Discuto propriedades como: a orientação para o falante, a impossibilidade de modificação por um advérbio de grau, o núcleo dos sintagmas, a reversibilidade e a “força” dos determinantes. A segunda parte deste artigo enfoca características que apoiam uma classificação dessas palavras ofensivas em três classes: substantivos abstratos expressivos, epítetos e palavrões. Discuto propriedades como: características morfossemânticas, a concordância de gênero e a concordância de número.

Palavras-chave : Portuguese Brasileiro; gramática descritiva; sintagmas ofensivos; substativos abstratos expressivos; epítetos e palavrões.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )