SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2An heretic in a country of monks, or how Rousseau invaded PortugalMélodie and imitation musicale in the Essai sur l'origine des langues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Diacrítica

Print version ISSN 0807-8967

Abstract

MARTINS, Custódia. Máscara e Educação em Jean-Jacques Rousseau. Diacrítica [online]. 2012, vol.26, n.2, pp.354-369. ISSN 0807-8967.

De acordo com Rousseau, o homem político, o homem que vive em sociedade, traz consigo uma máscara de artificialidade que tapa e se sobrepõe à sua verdadeira natureza. A tarefa da educação consiste em resgatar do olvido da memória os princípios essenciais da existência humana, que a sociedade, pelas suas muitas contingências, nos condiciona a esquecer. Através dos seus escritos autobiográficos, Rosseau esforça-se por se apresentar a si próprio como o protótipo do homem que conseguiu preservar a memória da sua natureza própria. Por causa disso, foi amiúde criticado e mal-amado pelos seus contemporâneos. Apesar disso, esforçou-se com paixão por se apresentar perante eles e a posteridade tal qual se percebia a si próprio, sem malícia ou artifício, nada omitindo ou esquecendo.

Keywords : Autobiografia; Homem; Máscara; Educação; Artificialidade; Natureza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )