SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Princípios de moral a nível internacional: quando a universalidade supera a moralidadeParadoxos da política liberal: desafios de raça e de género nos eua de hoje índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

CABRITA, Maria João. Entre os deveres de justiça doméstica e global: uma questão de prioridade. Diacrítica [online]. 2012, vol.26, n.2, pp.249-265. ISSN 0807-8967.

O debate sobre o alcance da justiça distributiva, interno ao liberalismo igualitário, reflecte duas posições distintas: a) a que defende que o dever de justiça concerne unicamente à sociedade doméstica e toma a estrutura básica como objecto primeiro da justiça, como faz John Rawls; e b) a que denota o alcance global do dever de justiça e a interdependência entre as estruturas básicas domésticas e a estrutura básica global - Barry, Beitz, Pogge e Tan, entre outro. No seio desta última via, alguns teóricos argumentam não só que o princípio da diferença é o princípio de justiça distributiva global mais adequado, como consideram a primazia do princípio da diferença global sobre o princípio da diferença doméstico (Pogge e Tan). Neste artigo procurarei analisar em que medida esta prioridade pode encaminhar o liberalismo igualitário para uma situação de impasse. Sob este intuito, retenho-me especialmente no cosmopolitismo moral de Thomas Pogge - ilustrativo de uma das muitas feições da filosofia cosmopolita contemporânea sobre a justiça.

Palavras-chave : deveres de justiça (doméstica e global); cidadão do mundo; responsabilidade; identidade; cosmopolitismo moral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )