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Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

IORIO, Juliana  e  FONSECA, Maria Lucinda. Estudantes brasileiros no ensino superior português: construção do projeto migratório e intenções de mobilidade futura. Finisterra [online]. 2018, n.109, pp.3-20. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/Finis15650.

O Brasil é, desde 2008/2009, o país estrangeiro com o maior número de alunos inscritos no ensino superior português, representando atualmente 32% do total dos estudantes em mobilidade internacional. Neste artigo procuraremos discutir as causas desse fenómeno, considerando as políticas governamentais e as estratégias de internacionalização das instituições universitárias, bem como as motivações individuais dos estudantes. O estudo baseia-se em informação disponível em fontes secundárias, nos resultados de um inquérito online, para além de entrevistas realizadas aos estudantes universitários brasileiros que residem, ou já residiram em Portugal. As conclusões do estudo indicam que o aumento dos alunos brasileiros no ensino superior português resulta dos efeitos conjugados de três fatores fundamentais: políticas brasileiras de fomento à mobilidade estudantil internacional; promoção de estratégias de captação de estudantes estrangeiros por parte das instituições de ensino superior em Portugal e, sobretudo, da partilha da língua portuguesa entre os dois países. Concluiu-se ainda que a capacidade de retenção desses estudantes em Portugal, após a conclusão dos seus estudos, é bastante reduzida, sendo que a maioria regressa ao Brasil ou reemigra para outro país, não só devido à falta de oportunidades de desenvolvimento de uma carreira profissional compatível com as suas habilitações em Portugal, mas também por razões pessoais e familiares.

Palavras-chave : Mobilidade Internacional de Estudantes; Brasil; Portugal; Ensino Superior.

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