SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue90Building a creative Barcelona: new actors, new strategies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

Print version ISSN 0430-5027

Abstract

CASELLAS, Antònia; JUTGLA, Esteve Dot  and  PALLARES-BARBERA, Montserrat. Criação de imagem, visibilidade e turismo: Estratégias de crescimento económico com futuro?. Finisterra [online]. 2010, n.90, pp.153-172. ISSN 0430-5027.

O objectivo deste artigo é analisar o crescimento económico de Barcelona, desde meados dos anos 90, baseado numa economia de serviços avançados, onde as estratégias de criação da imagem e a dinamização do turismo tiveram papel primordial. Neste processo destaca-se o papel promotor de macro-eventos, como os Jogos Olímpicos de 1992, ferramentas para a mudança do modelo económico de Barcelona, salienta-se a importância da colaboração público-privada e da planificação estratégica e analisa-se o impacto económico do turismo para a cidade no período de 1990-2010. Conclui-se com uma reflexão em torno das implicações sobre o espaço público que esta estratégia de crescimento encerra.

Keywords : Barcelona; turismo; desenvolvimento económico; espaço público; marketing.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License