SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Composição fenólica dos vinhos tintos da casta Bobal feitos com maceração pré-fermentativa em frioEfeito do sistema de envelhecimento e do tempo na qualidade da aguardente vínica envelhecida à escala industrial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

MONTEIRO, Ana; CAETANO, Fátima; VASCONCELOS, Teresa  e  LOPES, Carlos M.. Dinâmica da vegetação infestante das vinhas da região vitivinícola do Dão. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2012, vol.27, n.2, pp.73-82. ISSN 0254-0223.

Com o objetivo de avaliar a influência da sub-região e dos métodos de gestão do solo da vinha na composição e dinâmica da vegetação infestante, no final do Inverno de 2008, foram efetuados 120 levantamentos florísticos e inquéritos aos viticultores nas sete sub-regiões da região vitivinícola do Dão. Registaram-se 206 táxones, distribuídos por 31 famílias, com predominância das Fabaceae, Asteraceae e Poaceae. Em mais de metade das vinhas (53%) procedia-se ao enrelvamento na entrelinha, semeado ou, predominantemente, natural, e num terço (31%) à mobilização total. Relativamente à aplicação de herbicidas, em 4% das vinhas fazia-se monda química em toda a área e em 46% aplicavam-se herbicidas na linha. A aplicação da análise canónica de correspondências mostrou que a composição da vegetação infestante presente nas vinhas era influenciada quer pela sub-região quer pela técnica de gestão do solo. Verificou-se um aumento na diversidade florística em relação ao último e único estudo efetuado em 1950. O nosso estudo mostrou ainda que o enrelvamento natural também aumentou a diversidade florística. A dinâmica das infestantes perenes como Cynodon dactylon e Convolvulus arvensis, presentes em todos os sistemas de de gestão do solo inventariados, exige um adequado programa de controlo de forma a evitar situações de elevada competição com a videira.

Palavras-chave : infestantes; gestão do solo; biodiversidade; Vitis vinifera.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )