SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Efeito de ciclodextrinas na remoção de odores desagradáveis em vinho tinto: Uma abordagem inovadoraEfeitos da filtração esterilizante na estabilidade microbiológica, composição química e características sensoriais do vinho tinto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

LUIS, Ana Catarina P. M. N.; MOTA, Deolinda; ANJOS, Ofélia  e  CALDEIRA, Ilda. Validação interlaboratorial da determinação de acetaldeído, acetato de etilo, metanol e álcoois superiores em aguardentes vínicas, aguardentes vínicas envelhecidas e bagaceiras por GC-FID. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2011, vol.26, n.2, pp.69-76. ISSN 0254-0223.

Este trabalho apresenta a determinação dos principais compostos voláteis (acetaldeído, acetato de etilo, metanol, 2-butanol, 1-propanol, 2-metil-1-propanol, 2-propen-1-ol, 1-butanol, 2-metil-1-butanol e 3-metil-1-butanol) em aguardentes vínicas e bagaceiras por GC-FID. O método foi avaliado em termos de adequação do sistema cromatográfico, exactidão, precisão, linearidade e limites de detecção e quantificação. O método apresentou boa exactidão para a maioria dos compostos e apresentou linearidade e precisão para todos os compostos. Com base nestes resultados o método parece adequado para o controle de qualidade das aguardentes vínicas e bagaceiras.

Palavras-chave : compostos voláteis; validação; aguardente bagaceira; aguardente vínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )