SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Identificação de leveduras de interesse enológico por perfis de restrição do ADNr 26S índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

CATARINO, S.; TRANCOSO, I.M.; SOUSA, R. Bruno de  e  CURVELO-GARCIA, A.S.. Desenvovimento de um procedimento de mineralização de mosto para análise elementar, por digestão por microondas. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2010, vol.25, n.2, pp.87-93. ISSN 0254-0223.

Apresenta-se um procedimento de mineralização de mosto e de vinho, com recurso à técnica de digestão, em vaso fechado, por microondas (sistema de alta pressão), com vista à análise elementar por espectrometria. Na optimização das condições experimentais foram utilizados como elementos modelo metais com especial importância enológica e de segurança alimentar (Al, Co, Cu, Cd e Pb). A determinação analítica destes elementos nas amostras experimentais foi realizada por ETAAS. Foram ensaiadas diferentes combinações de volumes de HNO3 e H2O2 a utilizar na digestão de 2 mL de amostra. O procedimento proposto apresenta baixo consumo de reagentes (1 ml HNO3 e 1 mL de H2O2) comparativamente com os procedimentos de mineralização de mosto por HPMW descritos na literatura. Na optimização do programa de forno do microondas foram considerados os factores tempo e temperatura. A duração total do programa de digestão é de 72 minutos (incluindo a etapa de ventilação).A exactidão e precisão do procedimento foram avaliadas através do cálculo de taxas de recuperação e do coeficiente de variação, respectivamente. As taxas de recuperação, calculadas com base em três níveis de adição de cada elemento, variaram entre 94% (Co) e 113% (Pb) em mosto e entre 96% (Cu) e 128% (Al) em vinho. A precisão variou entre 1% (Cd) e 11% (Al) em mosto e entre 2% (Cd, Pb) e 9% (Co) em vinho (n = 10). O procedimento proposto é adequado para a mineralização de amostras de mosto e de vinho para análise elementar a nível vestigial.

Palavras-chave : mosto; vinho; mineralização; digestão por microondas (sistema de alta pressão); análise elementar vestigial.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )