SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Base de dados de microsatélites das castas (Vitis vinifera L.) utilizadas na produção de vinho em PortugalIdentificação de leveduras de interesse enológico por perfis de restrição do ADNr 26S índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

DUARTE, Filomena; MADEIRA, Joana  e  BARREIRA, Mª Madalena. Compra e consumo de vinho em Portugal - uma análise exploratória das motivações/atitudes e atributos de compra dos jovens adultos. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2010, vol.25, n.2, pp.63-73. ISSN 0254-0223.

Este estudo, de natureza exploratória, analisa em que medida, as motivações/atitudes, o comportamento de compra/consumo e os atributos extrínsecos relevantes na escolha de um vinho, dos jovens adultos portugueses, se diferenciam dos de outros grupos etários. Com este objectivo, foi levado a cabo um inquérito através da Internet, do qual resultou uma amostra de 1160 inquiridos. Recorrendo à análise factorial e de clusters, foi possível identifi car quatro segmentos de consumidores de vinho: os “Entusiastas”, os “Regulares”, os “Raros” e os “Conviviais”. Os resultados mostram que, apesar de algumas similitudes, os jovens adultos (mais representados nos dois últimos clusters), particularmente os de menos de 24 anos, mostram diferenças signifi cativas relativamente aos factores analisados.

Palavras-chave : vinho; motivações de consumo/atitudes; atributos extrínsecos; fontes de informação; segmentação do mercado.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )